CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Ioana Constantinescu

No post As 20 fotos mais bizarras notamos a foto Ioana Constantinescu que cometeu suicídio ao ingerir grande quantidade do próprio sangue.
O que ocasionou em algo que muitas pessoas não fazem ideia: o próprio sangue pode... Matar!

Ioana morreu ao ingerir grande quantidade do próprio sangue, segundo o laudo. O que não se sabe ao certo, é como ela o fez. Provavelmente mordendo ou cortando a própria língua?
Mas porque estou fazendo este post em especial?
Porque muitos não sabiam -inclusive eu até agora- que o próprio sangue pode matar! Pois é, pode parecer estupidez minha não saber sobre isto, mas ao ver a história de Ioana Constantinescu imediatamente eu contatei um grande amigo formado em farmácia o qual me afirmou que ingerir uma grande quantidade do próprio sangue pode causar a morte devido ao sangue ser tóxico.
"Mas então como estamos vivos se o nosso sangue é tóxico?"
Porque o nosso sangue está em nossa veia.

 Vou explicar melhor:





 O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os Órgãos. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. E ele é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação e proteção de nosso corpo.

 A crença de que o sangue que dá e sustenta a vida e, também é capaz de salvá-la, vem de tempos remotos. Entretanto, foram necessários séculos e séculos de estudos e pesquisas para a ciência descobrir sua real importância e dar a ele uso adequado. Até chegar esse dia, prevaleceram as práticas fundamentadas na intuição e no senso comum.



 Veja agora algumas curiosidades:




 A primeira transfusão de sangue







Realizadas experimentalmente em animais, a primeira transfusão de sangue é atribuída a Richard Lower em uma demonstração realizada em Oxford, em 1665. A primeira experiência em um ser humano aconteceu dois anos mais tarde, em 1667; Paris. Seu autor foi Jean Baptiste Denis, professor de filosofia e matemática em Montpellier e o médico do rei Luis XIV.

Tomando um tubo de prata, Denis infundiu um copo de sangue de carneiro em Antoine Mauroy, de 34 anos, que era doente mental que perambulava nu pelas ruas da cidade. Conta-se que após resistir a duas transfusões, Mauroy teria falecido provavelmente em conseqüência da terceira.


Transfusão de sangue de animais em humanos




As transfusões de sangue nessa época eram heterólogas, isto é, com sangue de animais de espécies diferentes. Denis defendia a prática argumentando que, ao contrário do humano, o sangue de animais estaria menos contaminado de vícios e paixões.

Considerada criminosa, a transfusão heteróloga foi proibida na Faculdade de Medicina de Paris e, posteriormente, na de Roma (Itália) e na Royal Society, da Inglaterra.




 Como podemos notar, para que a ciência e a medicina chegasse tão longe, os Homens fizeram as mais estranhas que se possa imaginar. Como estes dois exemplos de transfusão de sangue de animais em humanos.
O que você pode estar pensando neste momento é: "Como alguém poderia pensar que o sangue de animais estaria menos contaminado de vícios e paixões?".
Aquelas eram épocas diferentes...

 De qualquer forma, já que estamos falando de sangue, aproveitei para falar sobre duas transfusões de sangue de séculos passados.
Agora, eu quero aproveitar para te dar um bônus:

 Segundo especialistas, em quantidades muito pequenas e se o sangue não tiver nenhum agente patogênico (doenças transmissíveis pelo sangue), a ingestão não deve prejudicar. Mas, se ingerido em uma quantidade maior, ele se torna tóxico, ou seja, como se fosse um veneno. É claro que uma pequena quantidade não é fatal, mas quanto mais sangue você ingerir o próprio sangue, maior risco de morte estará correndo. Como o sangue é rico em ferro, o corpo tem dificuldade em excretar o excesso de ferro, sendo assim você corre risco de ter uma overdose de ferro e acabar morrendo.
Lembrando também que um sangue diferente do seu, é fatal caso uma transfusão seja feita. Mas aqui estamos falando sobre o nosso próprio sangue e eu vou parar por aqui, afinal, sendo eu um apaixonado por tudo o que se trata de sangue, por mim eu passaria um livro de 500 páginas só falando sobre ele!

Obrigado e espero que tenham gostado do post!


Foto: Ioana Constantinescu

___

Joey Spooky Rose